Tudo que você precisa saber sobre o ChatGPT

O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada pela tecnologia AI que permite que você tenha conversas semelhantes às humanas e muito mais com um chatbot. O modelo de linguagem pode responder a perguntas, ajudá-lo com tarefas como redação de e-mails, redações e código.

 

Quem criou o ChatGPT?

O ChatGPT foi criado pela OpenAI, uma empresa de IA e pesquisa. A empresa lançou o ChatGPT em 30 de novembro de 2022. Se o nome da empresa parece familiar, é porque a OpenAI também é responsável pela criação do DALLE•2, um popular gerador de arte de IA , e do Whisper, um sistema automático de reconhecimento de fala.

 

Quão importante é o ChatGPT?

Certamente causou um grande impacto. “ChatGPT é assustadoramente bom. Não estamos longe de uma IA perigosamente forte”, disse Elon Musk, que foi um dos fundadores da OpenAI antes de sair. Sam Altman, chefe da OpenAI,  disse no Twitter  que, desde o lançamento na última quarta-feira, o ChatGPT tem mais de um milhão de usuários. Altman disse a Musk que o custo médio de cada resposta foi em “centavos de um dígito”, mas admitiu que precisará monetizá-lo eventualmente por causa de seus custos de computação “de dar água na boca”.

Altman também observou em um tweet o burburinho em torno do ChatGPT: “interessante para mim quantas das tomadas do ChatGPT são” isso é [inteligência geral artificial] AGI” (obviamente não chega perto, lol) ou “essa abordagem não pode realmente ir tão muito mais longe “. confie no exponencial. plano olhando para trás, vertical olhando para a frente”, disse ele.

Como você pode acessar o ChatGPT?

Você pode acessar o ChatGPT simplesmente visitando  chat.openai.com  e criando uma conta OpenAI. Depois de fazer login, você poderá começar a conversar com o ChatGPT. Uma boa maneira de começar a conversa é fazendo uma pergunta. Como o ChatGPT ainda está em fase de pesquisa, ele é gratuito e você pode fazer quantas perguntas quiser.

 

Como as pessoas estão usando o ChatGPT?

O modelo tem muitas funções além de responder a perguntas simples, como redigir ensaios, descrever arte em detalhes, criar prompts de arte de IA, ter conversas filosóficas e até mesmo codificar para você. Meu favorito pessoal é pedir ajuda ao chatbot para criar ideias criativas de presentes de fim de ano para membros específicos da família. As possibilidades são infinitas.

Como funciona o ChatGPT?

OpenAI treinou o modelo de linguagem usando Reinforcement Learning from Human Feedback (RLHF),  de acordo com OpenAI . Os treinadores de IA humana forneceram ao modelo conversas nas quais eles desempenharam os dois papéis, o usuário e os assistentes de IA.

 

Qual é a diferença entre ChatGPT e um motor de busca?

O ChatGPT é um modelo de linguagem criado com o objetivo de manter uma conversa com o usuário final. Um mecanismo de pesquisa indexa páginas da Web na Internet para ajudar o usuário a encontrar as informações solicitadas. O ChatGPT não tem a capacidade de pesquisar informações na Internet e, em vez disso, usa as informações aprendidas nos dados de treinamento para gerar uma resposta, o que deixa espaço para erros.

Quais são as limitações do ChatGPT?

Apesar de parecer muito impressionante, o ChatGPT ainda tem limitações. Tais limitações incluem a incapacidade de responder a perguntas formuladas de uma maneira específica, exigindo reformulação para entender a pergunta de entrada. Uma limitação maior é a falta de qualidade nas respostas que oferece – que às vezes podem soar plausíveis, mas não fazem sentido prático ou podem ser excessivamente prolixo. Por fim, em vez de pedir esclarecimentos sobre questões ambíguas, o modelo apenas adivinha o que sua pergunta significa, o que pode levar a respostas não intencionais às perguntas. Isso já levou o site de perguntas e respostas do desenvolvedor StackOverflow a proibir, pelo menos temporariamente, as respostas geradas pelo ChatGPT às perguntas .

“O principal problema é que, embora as respostas que o ChatGPT produz tenham uma alta taxa de incorretas, elas geralmente   parecem  boas  e as respostas são  muito  fáceis de produzir”,  dizem os moderadores do Stack Overflow em um post . Os críticos argumentam que essas ferramentas são muito boas em colocar as palavras em uma ordem que faça sentido do ponto de vista estatístico, mas não conseguem entender o significado ou saber se as afirmações feitas estão corretas.

Por que algumas pessoas estão preocupadas com o ChatGPT?

As pessoas estão expressando preocupação com os chatbots de IA substituindo ou atrofiando a inteligência humana. Por exemplo, o chatbot pode escrever um artigo sobre qualquer tópico de forma eficiente em segundos, eliminando potencialmente a necessidade de um redator humano. O chatbot também pode escrever uma redação completa em segundos, tornando mais fácil para os alunos trapacear ou evitar aprender a escrever corretamente.

Outra preocupação com o chatbot de IA é a possível disseminação de desinformação. Como o bot não está conectado à Internet, ele pode cometer erros nas informações que compartilha. O próprio bot diz: “Minhas respostas não devem ser tomadas como fatos e sempre incentivo as pessoas a verificarem todas as informações que receberem de mim ou de qualquer outra fonte”. O próprio OpenAI também observa que o ChatGPT às vezes escreve “respostas que parecem plausíveis, mas incorretas ou sem sentido”.

 

O ChatGPT é bom ou ruim?

O ChatGPT é um chatbot muito avançado que tem o potencial de facilitar a vida das pessoas e ajudar nas tarefas tediosas do dia a dia, como escrever um e-mail ou navegar na web para obter respostas. No entanto, existem certos detalhes técnicos que devem ser descobertos antes de serem amplamente utilizados para evitar resultados negativos, como a disseminação de informações erradas. Em geral, os modelos de IA e ML dependem de muito treinamento e ajuste fino para atingir um nível de desempenho ideal.

Isso significa que a IA está dominando o mundo? Ainda não, talvez, mas Altman da OpenAI certamente acha que a inteligência de estilo humano na IA não está tão longe assim. Respondendo ao comentário de Musk sobre uma IA perigosamente forte, Altman twittou: “concordo em estar perto de uma IA perigosamente forte no sentido de uma IA que representa, por exemplo, um enorme risco de segurança cibernética. E acho que poderíamos chegar a uma AGI real na próxima década, então temos que levar o risco disso muito a sério também.”

Ele também observou: “interessante observar as pessoas começarem a debater se sistemas de IA poderosos devem se comportar da maneira que os usuários desejam ou seus criadores pretendem. A questão de quais valores alinhamos esses sistemas será um dos debates mais importantes que a sociedade já teve.”

 4,130 visualizações

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sobre o autor

Desde 2012 atuo com desenvolvimento de sites, em 2022 fundei a Over Games e comecei atuar também na área de desenvolvimento de jogos. Além de autodidata e muito esforçado, uma das minhas maiores qualidades é ser perfeccionista e ter um raciocínio lógico muito rápido, qualidade que sempre foi reconhecida pelos meus clientes. Durante todos esses anos fui adquirindo bastante experiência e hoje quero aprender mais sobre a indústria de games e contribuir com ela também.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest